Existem muitas ideias equivocadas sobre como é uma consulta psiquiátrica. E isso faz parte. A gente geralmente se confunde com aquilo que a gente não conhece ou quando tivemos experiências difíceis no passado.

Às vezes as pessoas acham que vamos adivinhar tudo o que acontece dentro da mente, como se os anos de estudo fossem capazes de nos dar poderes sobrenaturais de intuição e dedução.
Às vezes acham que vamos fingir que escutamos por 5 minutos e então encher a pessoa de remédios. De tristeza a unha encravada, tudo é falta ou excesso de substâncias no corpo. Basta um remédio bem encaixado que arruma tudo.

Nós somos mais complexos do que isso – e portanto é preciso tempo e atenção para fazer um trabalho bem feito.

(Eu entendo que algumas pessoas podem ter tido uma experiência ruim com um ou outro profissional, e que essas ideias erradas podem ter sido reforçadas.)

Mas uma consulta psiquiátrica padrão é uma conversa qualificada entre duas pessoas. Eu, psiquiatra, vou escutar a sua história, o que você sente, e prestar atenção tanto nos fatos que você conta quanto na maneira que você conta.

Porque a avaliação psiquiátrica vai além da história que você conta. Avaliamos o conteúdo, o fluxo e a forma do pensamento, o seu raciocínio, a memória, as variações de emoções enquanto você fala, e por aí vai. Prestamos atenção nos seus gestos e na ausência deles. Observo o jeito que você estrutura a sua fala e conta a sua história. A riqueza está nos detalhes, e frequentemente aquilo que não é dito são as pedras angulares de um tratamento.

Não é algo simples, mas não é nada de outro mundo. Entendo que pode ser um encontro angustiante – tanto pelos sintomas quanto por dividir sua história com um desconhecido. Mas nós vamos nos conhecer. O que você conseguir falar, está ótimo!

Parece muito com uma consulta médica padrão – mas o meu exame é só um pouco diferente. Vou tocar, com respeito, nos seus pensamentos, sentimentos e história. Meu trabalho é lhe escutar, tentar entender o que está acontecendo contigo e lhe ajudar dentro do meu conhecimento científico, experiência e capacidade humana.

A consulta comigo demora cerca de 1 hora. E após as consultas, teremos contato constante por meio do WhatsApp ou e-mail, para que você se sinta confortável em tirar suas dúvidas e contar as suas intercorrências, e para que eu consiga perceber melhor como o tratamento está evoluindo.

E é bom deixar claro que o psiquiatra não deixa de ser um médico. Também peço exames, avalio sintomas diversos e me preocupo com o corpo – até mesmo porque a separação entre mente e corpo não existe.

Meu trabalho é fazer o melhor para aliviar o seu sofrimento psíquico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.